Considerações sobre a Querela Nullitatis e a questão da existência, validade e eficácia dos atos judiciais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho aborda um tema de extrema relevância prática, principalmente pela necessidade de compreender as diferentes espécies de vícios dos atos judiciais e a consequência jurídica de cada um quando reconhecida a inexistência, a invalidade e a ineficácia, sobretudo quando, de tão grave, o vício torna-se passível de nulidade. Assim, a importância do estudo das diferenças das imperfeições dos atos processuais é imprescindível para compreender o instituto da querela nullitatis e as hipóteses de cabimento, bem como as diferenças em relação à ação rescisória.
Downloads
Detalhes do artigo
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.htmlReferências
CUNHA, Leonardo Carneiro da. Discursos e Pareceres. 1ª Ed. São Paulo: Salvador, Juspodivm, 2019.
DIDIER JR, Fredie. CUNHA, Leonardo Carneiro da. Curso de Direito Processual Civil – Vol. 03 – Meios de Impugnação às decisões judiciais e Processo nos Tribunais. 14ª Ed. Salvador: Juspodivm, 2017.
GAJARDONI, Fernando da Fonseca. Sentenças inexistentes e “querela nullitatis”. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/mod/folder/view.php?id=174932>. Acesso em 30.06.2020.
LEMOS, Vinícius Silva. Recursos e Processos nos Tribunais no Novo CPC. 2ª Ed. ver., ampl. São Paulo: Lexia, 2016.
_________. Recursos e Processos nos Tribunais. 3ª Ed. Salvador: Juspodivm, 2018.
MONNERAT, Fábio Victor da Fonte. Introdução ao Estudo do Direito Processual Civil. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil – Vol. Único. 5ª Ed. rev., atual., ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2013.
PASSOS, José Joaquim Calmon de. Esboço de uma Teoria das Nulidades. Revista de Processo – Vol. 56/1989, p. 07-20 / out-dez/1989 – DTR/1989/137.
PORTO, Sérgio Gilberto Porto; USTARRÓZ, Daniel. Lições de Direitos Fundamentais no Processo Civil – O conteúdo processual da Constituição Federal. 1ª Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
TESHEINER, José Maria Rosa; THAMAY, Rennan Faria Krüger. Teoria Geral do Processo – em conformidade com o Novo CPC. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.
THEODORO JR, Humberto. Código de Processo Civil Anotado. 13ª Ed. rev., ampl., atual. Rio de Janeiro: Forense, 2009.