A Atuação dos Sujeitos Processuais na Cooperação Judiciária Nacional: Entre o Dever do Juiz de Realizar e o Direito da Parte de Participar
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.htmlCitas
CABRAL, Antonio do Passo. Juiz natural e eficiência processual: flexibilização, delegação e coordenação de competências no processo civil. 2017. Tese (Concurso de Titularidade) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, UERJ, 2017.
CAMARGO, Luiz Henrique Volpe. A centralização de processos como etapa necessária do incidente de resolução de demandas repetitivas. 2017. Tese (Doutorado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
CHAVES JÚNIOR, José Eduardo de Resende. Cooperação judiciária na justiça do trabalho. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte, v. 61, n. 92, p. 107-130, jul./dez. 2015.
CRAMER, Ronaldo. Comentários ao art. 267. Comentários ao novo Código de Processo Civil. coordenação Antonio do Passo Cabral, Ronaldo Cramer. – 2a ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.
DIDIER JR. Fredie. Cooperação judiciária nacional: esboço de uma Teoria para o Direito Brasileiro. Salvador: Juspodivm, 2020.
FERREIRA, Maria Gabriela Silva Campos. O compartilhamento de competências no processo civil: um estudo do sistema de competência sob o paradigma da cooperação judiciária. Salvador: JusPodivm, 2020.
__________________________________. O ato concertado entre juízes cooperantes: esboço de uma teoria para o Direito brasileiro Civil Procedure Review. v.10, n.3: set.-dez. 2019.
FONSECA, João Gustado Henrique de Marais. Cooperação Judiciária processual: histórico, teoria e prática. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.
GAJARDONI, Fernando da Fonseca; DELLORE, Luiz; ROQUE, Andre Vasconcelos; OLIVEIRA JR., Zulmar Duarte de. Teoria Geral do Processo: parte geral: comentários ao CPC de 2015. 3. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2019.
MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz; MITIDIERO, Daniel. Novo curso de processo civil: tutela dos direitos mediante procedimentos comum. 3ª Ed. São Paulo, Editora dos Tribunais, 2017.
MEIRELES, Edilton. Cooperação judiciária nacional. Revista de Processo. v. 249. nov. 2015. pp. 59-80.
________________. Cooperação judicial e poderes do juiz na execução conforme o CPC de 2015. Revista Jurídica Luso-Brasileira, Lisboa, ano 4, n. 1, p. 455-507, 2018.
PASSOS, Jose Joaquim Calmon de. Ensaios e artigos - V.1. Salvador: JusPodivm, 2014.
______________________________. Revisitando o Direito, o Poder, a Justiça e o Processo. Salvador: JusPodivm, 2012.